sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

10 dias

Hoje tive vontade de retomar o blog, talvez porque fui ler o blog que fiz para a Catarina e vi a importância de registrar tudo o que sentimos e partilhar com outras pessoas que nos apoiam e nos oferecem suas palavras de carinho.
O Enzo nasceu no Hospital da Luz no dia 25.01.2011 as 20:05 hs, com 3790 g. Foi um parto ótimo, não tive dores nenhuma, não fui cortada e nem rasgada, a recuperação tem sido ótima, não tenho dores nenhuma, a única complicação que tive foi uma hemorragia, mas que regrediu depois de algumas horas.
Na primeira noite o Marcos não pode dormir comigo, pois como tive que ficar em observação, ele teve que voltar para casa, mas tive total apoio das enfermeiras, que foram excelentes muito atenciosas.
A verdade é que tinha muito medo do parto, pq depois de tudo o que sofri com a Catarina, não queria passar por aquilo outra vez. Mas não tenho queixas nenhuma, muito pelo contrário, o meu médico me surpreendeu pelo lado positivo, atencioso, muito profissional.
O meu martirio tem sido a amamentação, logo na maternidade fiz gretas e tinha os mamilos em ferida. Quando recebi alta, coincidiu com a subida do leite, que horror, quantas dores, tinha entrado em contato com a Barbara do blog mamar ao peito, mas ela não podia me atender. pois teve um bebé há 2 meses, e me indicou uma enfermeira do Cantinho da Amamentação do Centro de Saúde da Parede, que veio aqui a casa, e tentou de todas as maneiras que o Enzo tivesse uma boa pega e nada.
O Marcos foi a casa dos padrinhos do Enzo pegar a bomba, para eu poder tirar o leite e oferecer na mamadeira, combinamos com a enfermeira que faria isso até sabado e que sabado ela viria a casa para me ajudar na primeira vez que o Enzo fosse a mama novamente. No sabado liguei a ela e nada. Estava desesperada com dores, tive um ataque de desespero, na madrugada anterior o Marcos foi a farmacia e aluguou uma bomba eletrica e por via das dúvidas comprou uma lata de leite artificial.
Estava a ponto de desistir, quando o Marcos ligou para uma enfermeira do SOS Amamentação, primeiramente ela começou a fazer as explicações por telefone, depois viu nosso desespero e veio até aqui, nos explicou como o Enzo devia fazer uma boa pega, e que eu tinha que ficar tranquila.
Consegui amamentar até domingo a noite, depois comecei com dores insuportaveis novamente, comecei a tirar o leite com a bomba. Mas essa vida de tirar leite, dar biberon, não dá, é muito estressante e cansativo.
Na quarta-feira, voltei a amamentar, mas usando o bico de silicone, apesar das enfermeiras serem contra, acho que é melhor oferecer o leite materno assim, do que oferecer leite artificial. Nesse momento tenho oferecido a mama durante o dia e tirado o leite com a bomba durante a noite, porque como estou mais cansada, tenho medo de ele pegar errado e eu não me aperceber.
Tem sido uma luta diária, porque apesar de o mamilo não estar tão ferido, ainda tenho dores quando amamento.
Fiz aqui um arsenal em casa entre compressas frias, quentes, bicos de silicone, lanolina, pads de hydrogel, bomba para extrair o leite.
Tenho certeza que vou vencer esse obstaculo e daqui a pouco vou até conseguir tirar o bico de silicone.
Tudo está bem no meu mundo. Beijos, Gaby

3 comentários:

pedradababy disse...

Caramba Gabriela. Olha eu também usei os bicos de silicone, foram maravilhosos e usei também os discos da "Aquamed" que me foram recomendados pela enfermeira do centro de saúde e que achei maravilhosos. Proporcionam não só um alivio enorme como também ajudama cicatrizar em caso de greta. Mas olha, acima de tudo acho que a enfermeira tem razão, os bebés percebem o minimo de stress e, se ele sentir que cada vez que vai mamar há um sentimento de dor por parte da mãe, ele para os sente-se intimidado, bem sei que é complicado mas tenta relaxar que o mamilo acaba por se acostumar e, até lá, usa tudo o que puderes para aliviar a dor. Afinal a amamentação tem que ser bom para os dois.
Já te disse que o teu Enzo é lindo, lindo, lindo??????
Beijinho

Natália Toledo disse...

Lindooooooo
Seja bem vindo Enzo!!!!!
Prabéns a toda família!!!!
Miga vc saberá suerar essa fase da amamentação!
bjuuuuuuuuuus

Rosana Lacerda disse...

Eba...gente nova no pedaço....Quanto tempo sem vir aqui gente, mil desculpas amiga.
Mais que novis maravilhosa hein, que lindo o novo herdeiro.PARABÉNS.
Eu sofri com mil dúvidas sobre amamentação antes e depois da Amanda nascer, mais graças a Deus tudo deu certo, vai dar com vc tbm.
Bjinhos, bom restinho de semana.
Ha eu as vezes quando estou com coragem dou uma atualizada no blog mais me falta o ânimo de antes....