segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Aí se fosse comigo

No outro blog, relatei algumas vezes o preconceito que os brasileiros sofrem aqui em Portugal. Não quero me alongar muito sobre isso, pq já sofri muito e acho que não vale a pena. Mas, o que se passou agora foi um pouquinho demais. A minha amiga, que é nutri também foi chamada para fazer um trabalho no Continente, que é um hiper, tipo o Extra no Brasil. Foi lá, trabalhou....enfim, na hora da sua saída...a segurança, como segurança tem sempre a mania de achar que é policia, né ?, falou que teria que revista-la, até aí, ok...bom, só que aí veio o pior, ela disse que era para ela abrir o vestido, pq o outro segurança, detalhe homem...iria revistá-la. Essa minha amiga disse que nem pensar, que se ela quisesse poderiam ir a um banheiro e a segurança poderia revistá-la. A mesma disse que não, que quem iria fazer isso era o seu colega, e lá mesmo...isso é na recepção, entrada de funcionários do Continente. A minha amiga indignada com a situação disse que o segurança não faria isso, e que no Brasil isso era proibido, homem revistar mulher...então, a segurança ainda solta essa...isso é no seu País...volte para lá. A minha amiga pediu o livro de reclamações, e a segurança se negou em entregar, pediu o nome da minha amiga e disse que ela nunca mais trabalharia no Continente. Lógico que ela saiu nervossisima, chorou...e ligou para a Supervisora da Agência para onde fazemos os trabalhos, a queridissima só disse a ela...ainda bem que me avisou, assim vou escrever no relatorio que vc nunca mais poderá trabalhar no Continente...é o fim, não é ??? Se fosse comigo nunca mais trabalharia no Continente mesmo, mas pq meteria a mão na cara dessa fulana, onde já se viu essa falta de respeito, onde estão as regras, o bom senso ???...será que todos os brasileiros são ladrões ?, isso tudo me deixa indignada, pq qdo os gringos chegam no nosso País são super bem tratados...fico horrorizada com as coisas que ouço aqui, sobre a imagem que eles fazem de nos brasileiros. Mas, apesar de tudo isso, hoje estava passando de carro na rua e vi um menino se estatelando no chão...o menino abriu a cabeça, sangrava tanto...saí do carro correndo e fui socorrer o menino, fiquei sem ação, não sabia o que fazer, logo juntou um monte de pessoas, acabei por ligar para a mãe dele, mas como a mesma estava longe e ia demorar para chegar, acabei ligando para as urgências...vcs acreditam que a ambulancia não queria ir, queria que nos levassemos o menino para o hospital...o que é isso, né ???...fiquei mesmo preocupada com o menino, até pensei em ligar para a mãe para saber o que tinha se passado, mas antes de eu fazer isso, ela ligou para me agradecer, o menino teve que levar 6 pontos, mas estava tudo bem...só fiz o que desejo que um dia faça pela minha filha, fiquei pensando, será que se um dia acontecer alguma coisa com ela, alguém fará o mesmo, mas ainda acredito nas pessoas e no bom coração. A Catarina está melhor, ainda está com um pouco de diarreia...agora aprendeu a bater palminha...então passa o dia todo batendo palmas...hahahaha. E esse horário de verão que acabou, me lembro que antes de ter filho, deseja o horário de verão para dormir uma horinha a mais, agora tem sido uma horinha a menos, pq a Catarina tem acordado no horário antigo, então o dia tem demorado para passar. No sabado faremos a nossa viagem, a primeira viagem de avião da Catarina...depois conto tudo, quero tirar bastante fotos, vamos ver se o tempo ajuda Boa semana, bjos

6 comentários:

Adriana disse...

O desrespeito com as pessoas me choca cada vez mais!!

minha Giulia tb acorda bem cedo e a mil por hora!!! esses bebês tem uma disposição não??

bjs pras duas

Adri e Giu

Veronica e Lavínia disse...

Primeiro..agora que eu vi como a Catarina nasceu gordinha...que graça!!

E agora...que horror! Que gente mais sem noção e mal educada! Nem todos são como nós, brasileiros. Será que nós que agimos errado em ser tão receptivos? Eu hein!! tem cada uma que nem vale a pena se estressar! Aff!

Catarina tá fofa, linda e maravilhosa!

Bjs

Priscila e isabella disse...

Sem palavras.
Chocada e indignada no minímo.
Agora aproveita bem a viagem e dá um beijo nessa gostosura ai tá.

Pri e Isa

Isa disse...

nossa, q. absurdo...vc disse bem, aqui gringo é tratado super bem e fora tratam os brasileiros super mal....em todo canto e nao so ai nao...tenho uma amiga q. foi p/ o japão e contou horrores de la´... Um absurdo ne...a gente paga pelos poucos brasileiros q. aprontaram... bjokas p/ vcs, adorei o novo cantinho!!

pedradababy disse...

Oi Gabriela. Em relação a este post, pensei muito antes de comentar. Não resisto em deixar umas notas. Como sabes sou casada com um Brasileiro com quem vivo vai para 13 anos, Homem que amo muito e que é muito respeitado e bem tratado (nem sempre foi assim). Trabalho também com muitos brasileiros que adoro (são os meus filhos mais velhos como eu os chamo) e considero o Brasil uma segunda casa que adoro e morro de saudades. Não tenho qualquer tipo de preconceito. Onde moro, só se ouve falar em sotaque Brasileiro e, para falar a verdade, às vezes o meu marido tem vergonha de certas situações que se passam à frente dos nossos olhos quase todos os dias. Eu que conheço muitos brasileiros e já fui ao Brasil várias vezes, sei que estes não são uma "amostra" correspondente ao povo Brasileiro da mesma maneira que há muitos Portuguêses que estão fora e também não representam bem a nós todos. A verdade é que muitos que estão por cá passam uma péssima imagem e os Portuguêses levam de letra. Injusto? de facto! mas não serve de desculpa para tudo porque o povo português no geral não trata mal os brasileiros e no brasil tam também há muito preconceito que eu mesma já vi pessoalmente. Pode não ser contra os estrangeiros mas contra os próprios. É uma questão delicada mas nunca linear. E ninguem gosta que alguém entre na sua casa a mudar as regras, ou a exigir comportamentos diferentes. Ficamos logo na defensiva e pagam todos na mesma moeda. De facto não é justo mas parte dos que vêm ganhar o seu pão, trabalhar justamente e fazer a sua vida honestamente, provar que esses portuguÊses injustos, não têm razão como diz o velho ditado "em Roma sê romano". A situação que relatas é uma vergonha para mim enquanto portuguêsa e deve ser denunciada, não acredito que o continente compactue com essa situação e essa supervisora é que devia ser despedida e a empresa que a contrata tem que ter conecimento dessa situação. Há injustiças para os dois lados e já tve que me chatear a sério com uma senhora que trabalhava comigo e foi o caminho inteiro a dizer mal do país e do nosso povo e eu, ao fim de um tempo fui obrigada a dizer-lhe que se estava assim tão mal que fosse embora e que não lhe admitia tantos disparates. Até a filha dela e o meu marido me deram razão. Por isso digo que o racismo ou xenofobia não são tão lineares assim. Desculpa o testamento é que esta é uma questão recorrente aqui com o meu pessoal, que falamos muito e que é muito sensivel para as duas partes. Se quiseres terei todo o gosto em falar mnelhor contigo sobre este assunto.
Beijinhos muito grandes

Rafaela disse...

nossa que história hein?!

é de ficar indignada mesmo!!!

voltem pra cá que nós tratamos vcs com todo o respeito e carinho, rs.

Bjos